quarta-feira, 13 de julho de 2016

Férias! E agora? O que fazer para entreter as crianças?

Estamos  Elas estão de férias!  Por mais que eu não esteja indo ao mestrado, ainda tenho projetos para entregar. Tenho os trabalhos para fazer (trabalho com marketing digital em casa) e muitos serviços de casa. Mas... Agora, tudo com as crianças em casa!

Ebaaaa!! =)

Sim! Fico feliz de ter poder ficar um tempo com as crianças. (não, essa felicidade não dura 24 horas, mas dura um tempo sim! rs) e inventamos algumas coisas para fazer e se entreter, por isso, vamos também ajuda-las a entreter a criançada.

Rotina

Antes de fotos e brincadeiras e coisitas mais (calma! vai ter também), queria falar de alguns aspectos importantes quando você tem criança em casa: Rotina. Aqui não levamos na rigídez, mas seguimos um esquema pré-programado: Café da manhã, brincar "lá fora"(e as vezes isso só quer dizer no quintal), tomar banho, almoço, dormir (a caçula) e brincadeiras livres (a mais velha), mais brincadeira, café da tarde, mais brincadeiras, TV, TV (sim gente, como disse, ainda precisava trabalhar, mas conseguia quase sempre arrumar a casa durante brincadeiras), janta, livros, musica e dormir.

Positividade

Eu sou a rainha do drama, volta e meia eu digo "não aguento mais", "desisto", e outras negatividades. Tente ao máximo deixar tudo isso para trás, tente não se frustrar - mesmo que a brincadeira não dê certo, acontece, deixa para lá - e seja positiva, mostre que esta feliz e empolgada com tudo que for fazer. As crianças ficam muito mais participativas quando isso acontece.

Crianças de diferentes idades:

é possível sim lidar com diferentes idades na mesma brincadeira. Falaremos mais sobre isso em cada brincadeira. Aqui, tudo foi feito para Lalá 4a4m e Lolô1a5m.


Ajuda

Aqui não tivemos ajuda em casa de ninguém, não temos faxineira, diarista, família que pegue as crianças... Eu (mãe) lidei com as meninas sozinha em casa, com a casa e como trabalho (passei a trabalhar de madrugada) e estudo (férias + projeto as vezes), o dia ainda assim deu para render e ficar tudo ok, por isso vou colocando o que eu ia fazendo enquanto elas faziam algo (para quem vive na mesma situação que eu). A noite o pai ajuda  faz a obrigação dele da casa como  a janta e fica com as crianças. O banho que era a obrigação dele por exemplo, eu passei para depois do almoço, porque são mais 40 minutinhos brincando na banheira e gastando energia, achei que valeu a pena (dava para arrumar um quarto, lavar o banheiro...).


Enfim, Brincadeiras...


Lá fora: 

Primeiro dia de férias já levei elas para brincar na rua. (na rua?) Na rua. Peguei Bicicleta e Triciclo e Lá fomos nós:


Cansadas de andar em seus respectivos transportes, fomos brincar de bola.
Assim, aproveitou para pegar um solzinho da manhã e cansava com os exercícios...
 (nem precisamos dizer toda a coordenação que foi trabalhada nessa manhã né? Acho que o mais importante foram os sorrisos que saíam)...


Para fazer o almoço (e deu para fazer o almoço e arrumar a sala) eu coloquei as meninas no meu quintal com um jogo de peças de madeira com formatos de triangulo. Enquanto Laura fazia desenhos (peixes) ou muros (como na foto), Heloísa tirava e colocava no pote... Tem um vídeo bem legal dessa brincadeira monstrando como foi na nossa página: https://www.facebook.com/LaVemLala 



Almoçaram...  E eu levei as crianças para o quarto para fazer atividades mais silenciosas e colocar a mais nova para dormir:

Enquanto Laura fazia Alinhavo...


Heloísa lia um Livrinho...

E pum... Ela dormiu =)

Aproveitei o momento e deixei Lalá assistir um filme, enquanto eu arrumava a cozinha...



Primeiro dia de férias, recebemos uns amigos em casa e fomos para a pizzaria. Lá pedi a massa de pizza para elas brincarem enquanto comíamos praticamente sossegados:



Todas as brincadeiras acima aconteceram em um único dia. E foi um dia bem cheio já. 


Outros dias, outras brincadeiras:

O dia sempre começava com um café da manhã todos juntos sentados (como elas demoravam mais do que eu para comer, eu já aproveitava e lavava a louça)

De manhã eu sempre queria fazer algo que levasse a luz do sol (acho importante e na minha casa não bate sol de forma alguma, é péssimo),
Massss, eu também não queria nada que fizesse muita bagunça (depois para arrumar seria difícil), nesse dia resolvi fazer pintura nas crianças...

Lalá pediu uma onça...

Lolô não pediu nada, mas eu fiz mesmo assim, rs, dei um espelho e ela se divertiu muito com ele... 


Enquanto eu lavava/pendurava/dobrava roupa, eu coloquei as meninas para desenhar:


E depois, eu fiz cortei vários papéis coloridos e colei em uma folha branca, Fez um sucesso!


Lala rapidinho foi desenhar neles:

 Lolô não pensou dois segundos antes de tentar rasgar cada um deles (e gente: Normal! Faz parte! O legal é deixa-las interagir como quiser):


Os rasgos da Lolô:
 Os desenhos da Lalá:


 Depois mais desenhos livres:



Depois ainda pendurei na área de serviço os rasgos/rabiscos e desenhos das duas:


Almoço e enquanto limpava a cozinha, coloquei as duas para assistir TV (sim! é um recurso que uso):


Nos dias seguintes não tivemos medo de repetir atividades, com algumas a mais outras a menos:

Colchão é um recurso que usamos muito por aqui, "chamo de colchão na sala", elas usam para pular, dar cambalhota ou fazer de cabaninha como na foto abaixo:

Em 2014 fizemos uma postagem sobre o colchão na sala, vale a pena conferir, porque aqui é sucesso garantido e dá pouquíssimo trabalho: (Tudo que pode ser feito com um colchão)



Massinha é outro recurso bastante utilizado (mas cuidado com os menorzinhos), Lalá adora massina, essa foto foi na casa do avô no final de semana:

Sair é outro bom recurso, para fazer qualquer coisa:
Eu fui na feira e no mercado (as vezes para comprar uma coisinha só) e elas adoravam, eu ainda volto exausta, a Lolô mexe em tudo e sou medrosa, medo de olhar para uma e perder a outra...



No meio tempo viajamos para casa da minha mãe, mas essa são duas coisas que daria para fazer no meu quintal por exemplo, (se tivesse calor): 

Dar água para as plantas:


Brincar na piscina com água e bolinhas: 


Agora, praia mesmo só aqui: =)
(e não existe nada que cansa mais crianças do que o conjunto água + areia) 



E assim foi-se 15 dias de férias por aqui! E aí? Como foram as coisas?


2 comentários:

  1. Adorei seu post! Também tenho realizado atividades com minha dupla. Meu filho de 4a8m e minha pequena de 2a7m têm adorado e eu também...apesar de ficar esgotada ao final do dia, mas a alegria deles não tem preço! Bjs e obrigada por compartilhar suas experiências!

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post! Também tenho realizado atividades com minha dupla. Meu filho de 4a8m e minha pequena de 2a7m têm adorado e eu também...apesar de ficar esgotada ao final do dia, mas a alegria deles não tem preço! Bjs e obrigada por compartilhar suas experiências!

    ResponderExcluir