domingo, 14 de junho de 2015

Reconhecimento do Próprio nome.

Desde muito pequena Laura reconhece o próprio nome. Ao menos era o que eu achava. Até escrever em cima do nome, encontrar as letras e colocar em cima e saber todas as letras do alfabeto ela já sabe, sabia.

Mas só que, na terça, veio da escola uma carta dizendo que ela não sabe reconhecer o próprio nome e "já" sabe o L e o U (nada contra saber duas letras, mas eu sei que ela sabe todas as letras). Assusto, por não fazer qualquer sentido. Mas ela esta em uma fase de "não quero que me ensine, quero aprender sozinha" e eu ando deixado ela um pouco de lado devido ao mês corrido. (vide, deixar de lado = em frente a TV) e podia ter simplesmente esquecido.

De férias (por uns dias), testo se ela realmente não sabe.
UFA, o que era para ser um ensino, se torna uma brincadeira super rápida e divertida.
E ela não só reconhece o próprio nome, como "papai", "Heloísa", "vovô" (tem chapéu), "vovó" (tem linha) e só não continuamos porque ela quis parar.

A ideia era basicamente colocar os objetos das pessoas em frente ao nome da pessoa correspondente. Se era uma fralda, era da Lolô, se era um chinelo, era do vovô e assim por diante...
(Fizemos antes um recolhimento de objetos pela casa, que já foi por sí só divertido).

Comecei com o nome da Lolô e dela, não precisei nem apontar qual era qual, ela já sabia e já colocou os objetos correspondentes no nome correspondente.





Aumentei para 3, e depois para 4, sem qualquer dificuldade.


(a bateria da câmera acaba), misturo os nomes diversas vezes e ela acerta todas as vezes. Cansada da brincadeira, ela mesma põem um fim nela, entregando os nomes correspondentes as pessoas correspondentes ( e juntando todos os objetos em um "castelo" :

Se perguntar cada letra do alfabeto ela vai saber, confundindo P com B, L com I, V com U. Se perguntar quando ela estiver cansada ela vai acertar apenas as primeiras vezes, depois vai passar a chutar. 

E ela fala M de mamãe, P de papai, B de bola...


Ela não PRECISA saber as letras, nem o nome, nem nada. Tanto que quando ela não esta afim, eu simplesmente não insisto e deixo um tempo quieto. Só que no caso ela sabe e também não há nada de errado nisso. Como viram, todo o aprendizado é bastante didático e puxando a diversão.


Ideias de como reconhecer o próprio nome, podem ser encontrados nesse link:

10 Ideias para reconhecer o nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário