quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vida Prática - em um dia.

Sabe? desenvolver a independência das crianças - por mais que sejam novinhas - é a melhor forma de evitar conflitos, estresses e decepções com elas mesmas.

São coisas para se fazer todo dia, como um hábito. A criança pega fácil e se diverte fazendo as coisas, porque ela se sente bem sabendo que pode fazer quase tudo que precisa.

Hoje eu tive a ideia de falar sobre isso, só porque eu resolvi tirar fotos destes momentos, rs.
Em casa é simples, bagunçou? guardou! 
Quer brincar com outra coisa? guarda o que brincou antes.
Quer beber suco? é no copo de vidro.
Quer sair? coloca o tênis e o casaco (este ainda com ajuda). 
Esta com tédio? arranja o que fazer ou saiba lidar com ele, tem diversos brinquedos (na maioria de artes) para fazer e a TV não vai te ajudar neste processo. 
Precisa descer as escadas? desça.
Precisa subir? Suba.

Mas importante saber que, os brinquedos não devem se acumular (não adianta pedir para ela arrumar o que esta caótico, que não vai entender), não devem sair do lugar que foram mostrados pela primeira vez - se não o ritual se inicia novamente. E sempre respeitar o tempo da criança, sempre. Melhor fazer tudo como se fosse diversão, que ela logo faz no automático. Fazer como obrigação, quase sempre faz ela não querer fazer mais - ou só quando pedido. 

Entre outros tantos que a criança precisa saber para o seu próprio bem (como as escadas) e que ela queira saber (como o caso dos sapatos para a Laura). Ela ainda faz diversas atividades, quando quer: Lavar louça, limpar os móveis, levar as roupas do varal para o quarto, colocar suco da jarra no copo, tomar banho sozinha entre outras...

Hoje eu cheguei em casa e precisava fazer xixi, ela queria brincar um pouco lá em cima, então eu desci e depois que ela terminou de brincar - ela desceu as escadas:





Depois ela bagunçou a mala e depois arrumou (do jeito dela, claro), fechando até o zíper no final e colocando nas costas.

guardando as coisas:


 Fechando o zíper:



Colocando nas costas:






Brincou com a caixa de E.V.A e o guardou no lugar.





Brincou com a massinha, guardou, colocou a tampa e o guardou no lugar.







E vestiu o sapato:



Agora brincou de tinta e carimbo (vou mostrar amanhã), também saiu, guardou tudo e foi tomar banho (como sempre vai depois de brincar com tinta) e limpou as letrinhas:


Tudo isso ela fez porque sempre faz em casa - porque é rotina, ela sabe aonde estão as coisas dela - e como não é forçado, é super voluntário - costume mesmo - as vezes é necessário pedir (como no caso da mala) outras vezes não, como no caso da massinha que ela brinca todo dia. 
Se juntar muita bagunça, acaba que não sabendo guardar de volta, então sempre tem que ser acabou, arrumou...








Nenhum comentário:

Postar um comentário