sábado, 24 de maio de 2014

Como nasceu este blog?

Resolvi escrever um texto - em um blog com tantas atividades!
Para explicar um pouco como surgiu o blog, porque surgiu e que benefícios nos trouxeram:

Lalá foi para a "creche' aos 4 meses. 2 vezes por semana. Foi uma dor imensurável deixa-la assim tão cedo longe de mim - mas foi necessário.
O tempo passou rápido e eu sentia que não estava aproveitando ela como deveria. Os dias seguiram e quando ela fez 1 ano e 7 meses tirei ela da escola.
No começo foi bem desafiador ter o que eu sempre quis - ficar com ela o dia inteiro - e lidar com isso de forma saudável e enriquecedora para nós duas.

 Eu não queria deixa-la em casa AO meu lado, eu queria ficar COM ela.

No início tive contato com o método Montessori e um grupo bem legal de homeschooling.
Estudei bastante as duas coisas antes de começar - desde as implicações, o porque de fazer cada coisa, o que era para a idade, como saber o interesse dela, como ela demonstrava estar pronta para aprender algo... junto com a fase que seguia um pouco de irritação - de não saber fazer as coisas.
 
Foi aí que comecei a ensina-la primeiro a fazer coisas do cotidiano - colocar um sapato, usar a faca, tomar líquido em copo de vidro, subir escadas e tudo que ela tinha interesse em aprender - inclusive a lavar a louça - o que tornava as coisas bem menos perigosas para ela (logo que ela já aprendeu a lidar com estes objetos) e percebi que cada vez mais ela tornava curiosa perante as coisas que EU fazia no cotidiano e queria imitar (varrer a casa, escrever, pintar (eu gosto muito de artesanato), tocar instrumentos (em casa tocamos piano, clarinete e violão) e coisas do NOSSO cotidiano), o resultado foi imediato, toda a irritação que ela tinha transformaram-se em satisfação pessoal, liberdade (sim! Liberdade porque ela podia cada vez mais fazer sozinha o que queria) e aguçava mais a curiosidade.

Foi assim que começamos o aprendizado em números (ela olhava as placas de taxi perto de casa e perguntava o que eram aqueles desenhos, começou a perceber que ela tinha dois pés e o gato quatro patas.), as cores (adjetivos para identificar os objetos com mais facilidade), cheio e vazio (comendo uvas ela já percebeu que as cascas eram diferentes das uvas inteiras), desenho, tinta (porque realmente é divertido e sempre usamos artes em casa) e muita brincadeira com água (era calor!), entre outras tantas.

É sempre bom refrisar, de que a criança se diverte quando aprende. Se ela não se divertir, ela não vai fazer, não vai responder. A criança é sincera.

Os dias ficaram mais calmos, rendiam mais, ela dormia melhor e ficamos mais próximas e confidentes (começamos a conversar mais e o vocabulário dela deu um BUM! naquela época), eu da mesma forma me sentia mais realizada como mãe.

No dia primeiro de janeiro fiz este blog com a intenção de acumular nossas atividades para quem pudesse querer buscar ideias (logo que para mim foi difícil esta busca)

Passaram-se 6 meses e a Lalá voltou para uma escola conforme os meus "ideais" da instituição escola - ou ao menos mais próximo disso.

Foi por aí que entrei em uma escola e tirei a prova de que atividades acalmas as crianças, deixam elas mais realizadas e felizes. Quando cheguei na escola, as crianças choravam para entrar e queriam sair mais cedo. Quando comecei as "atividades" lúdicas (muita tinta, geleca, água) elas começaram a entrar na escola sozinhas e nem percebiam a hora de irem embora.

Acabei que adorando esta experiência, mas meu dia estava sendo ver minha filha dormindo quando eu saía e quando eu chegava - no total deu 1 mês - e desisti para voltar a ficar com ela e a faculdade.

Comecei a separar todas as tardes para passar um tempo COM ela - muitas vezes brincando de cabeleleiro, carrinho, memória...- e outras tanto com atividades com material reciclável e os que mostro aqui - SEMPRE divertindo. Foi aí que meu marido a noite queria entrar na "dança" e começamos a fazer experiências científicas - que é o que ele gosta e se diverte - assim a família inteira ficou reunida em torno do BRINCAR - o aprender é terciário, logo que antes sempre vem a curiosidade.

E aos poucos estamos caminhando. O blog e a página do facebook estão crescendo e estou bem empolgada com tudo isso, porque não só esta me fazendo feliz e realizada (como alguém que descobre o que sempre quis fazer na vida e não sabia o que era, sabe?), como eu sei que esta fazendo um bem danado a Lalá e nossa relação familiar.

E eu só tenho que agradecer por todo o apoio que ando recebendo.

É como se eu estivesse com um recém-nascido: empolgada e com medo ao mesmo tempo; medo dos comentários negativos, mas convicta e feliz de que estou no melhor caminho para nós.

E é isso! =)










3 comentários: