sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cortando com a tesoura pela primeira vez

Lalá tem 2 anos e quase 2 meses e nunca se interessou pelo uso da tesoura, mesmo eu já tendo apresentado ela em diversas ocasiões. Minha ultima tentativa foi cortando a massinha - dizem que é mais fácil e eles se interessam mais - mas não deu certo com ELA, para quem tiver começando recomendo que comecem por aí.

Aí que ontem surgiu um interesse súbito pela tesoura e ela mesma pegou e tentou cortar o papel - mas não conseguiu, foi então que ensinei passo a passo antes de cortar: Abre a tesoura, agora fecha e... cortou!, abre a tesoura, agora fecha e .... cortou" e repetidas vezes até que fomos testar no papel, e não é que para uma primeira vez até que deu certo?


Vou começar a incluir a tesoura como material aqui em casa e procurar mais atividades para cortar.



     Se seu filho ainda é menorzinho e não demonstrou interesse pela tesoura, recomendo começar a treinar o movimento de cortar com pinça, pregador de macarrão e itens semelhantes, além de trabalhar bastante jogos (como lego) que precisam das duas mãos. 
   Começar a cortar com o papel foi uma coincidência em casa, o legal é mesmo começar com massa de modelar, canudos, papéis mais grossos (por isso dobre o papel sulfite em 4) e nunca, nunca fique muito apreensiva perto da criança com a tesoura na mão. A maior parte dos "erros" das crianças com objetos afiados é devido aos sustos dos adultos (isso é sério).






Nenhum comentário:

Postar um comentário