quinta-feira, 29 de maio de 2014

Iniciando as letras

Sei o quanto este tema é polêmico e o quanto eu posso ter chateação por mostrar aqui um pouco disso, mas não vou divulgar muito esta postagem, rs, então espero que eu não seja tão bombardeada assim de comentários negativos, chega de bla bla bla e vamos lá:

Lala sabe a, e , i , o , u - ela sabe falar sequencialmente, quase nada reconhecer (fora o A). Ela já entendeu que podemos ler, tanto que "finge" a leitura dos livros e sempre quando tem alguma palavra (propaganda, nome, nos livros) ela arrisca dizer qual letra é: "olha mãe um E, um I" mas quase nunca acerta. Estava esperando um tempo para começar a ensinar esta parte - mais pelos outros do que por ela, porque tem uma teoria doida que diz que a alfabetização acaba com a infância (enfim, discordo porque minha infância foi bem além da minha alfabetização.. brinco com tinta até hoje e talz, mas não quero entrar nesta discussão agora).

- olha o quanto tenho que me justificar por algo que eu gosto, ela gosta e nos sentimos bem! Essa mania de tratar todo individuo e toda criação como algo único e como a criação de sí como a melhor, enfim. -

Aí hoje tomei coragem e mostrei 3 letras que tem no nome dela:
O A (que ela já sabe), o L e o R.

Só comentei o que é o A, o que é o L, o que é o R, pegou muito rápido (para ver o quanto ela estava já curiosa a respeito!)

Ela curtiu, escondia o A e falava: achou o A! olha mamãe, o A de abelha!
Escondia o R e falava: olha mãe! o Erê...
Escondia o L e falava o L de Lalá... É o L de lalá!

E brincou um tempão com as letras. Sabe, eu tenho medo de forçar a barra - como achei que seria o caso - mas como ela absorveu tão rápido, não acredito que tenha sido o caso. Pelo contrário, ela já estava pedindo muito.

Então iniciamos as letras e pretendo levar até o final do ano. Vamos ver como vai ser... - se pressa, sem forçar nada - óbvio.

E galeria de fotos do momento:




Nenhum comentário:

Postar um comentário